Coren Ceará fiscaliza instituições de saúde em Quixeramobim
24.04.2024

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) esteve durante os dias 22 e 23 de abril no município de Quixeramobim. A conselheira Dra. Stela Mara e o fiscal Dr. Ocivan Furtado estiveram fiscalizando três instituições de saúde após denúncias recebidas pelo Canal de Ouvidoria do Conselho.
As unidades tinham em comum a denúncia sobre o cálculo de planejamento e programação das atividades da enfermagem. Recentemente, o Cofen publicou Parecer Normativo Nº 1/2024/COFEN que altera o dimensionamento a fim de otimizar o cálculo da quantidade de profissionais de enfermagem de acordo com as demandas e o grau de gravidade dos pacientes.
“É função do Coren garantir uma quantidade correta de profissionais de enfermagem afim de que nenhum profissional fique sobrecarregado. Nossa missão é zelar pelos direitos dos profissionais de enfermagem e garantir a qualidade na assistência à população”, explica a conselheira Stela Mara.
Os fiscais visitaram os locais denunciados, conversaram com os enfermeiros e técnicos de enfermagem de plantão e verificaram as documentações junto às coordenações de Enfermagem do Hospital Regional de Quixeramobim, Hospital Regional Dr. Pontes Neto e da UPA de Quixeramobim.
As instituições receberam os Termos de Fiscalização referentes às denúncias e terão um prazo para esclarecimento. É o Coren Ceará fortalecendo a enfermagem.
Fonte: Ascom Coren/CE