Coren-CE realiza força-tarefa de fiscalização no IJF

Além do Conselho, estiveram no local o Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde.

07.11.2023

Após inúmeras denúncias, o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) convidou entidades para uma operação em conjunto de fiscalização ao Instituto Doutor José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza. A ação do Coren-CE com o MP, CMS e Cesau aconteceu nesta terça-feira, 7 de novembro, e verificou in loco as condições de dimensionamento dos profissionais de enfermagem, além da falta de insumos.

Os representantes foram recebidos pela diretoria de enfermagem que apresentou os dados solicitados. A coordenadora da Fiscalização, Dra. Marylin Rabelo explica que “a nossa vinda aqui hoje é para chegarmos juntos numa solução para melhorar a assistência. Esperamos que ela se torne rápida e eficaz para que este trabalho exaustivo fique mais brando para os profissionais de enfermagem”.

Atualmente, o trabalho do técnico de enfermagem no IJF é o de aplicação de medicação, curativos, banho, verificação de sinais vitais, além da parte burocrática de inclusão dos dados no sistema. “O que vimos aqui foi cenário de calamidade pública. 100 pacientes para dois técnicos de enfermagem, isso é humanamente impossível”, destaca a assessora da presidência, Dra Ana Paula Lemos.

Dra. Lemos ressalta ainda que “estamos dando as mãos para tentar buscar uma solução para que essa farsa de dimensionamento seja resolvida. Mês passado estivemos aqui e vimos hoje que a situação não melhorou. Os profissionais de enfermagem estão adoecendo e a gestão não faz nada”.

A direção de enfermagem afirmou que já abriu processo solicitando à superintendência os materiais em falta e a realização de um novo concurso público para a contratação de servidores. De acordo com a Dra. Marylin foi verificado na fiscalização que os profissionais que chegam até o local acabam tendo uma sobrecarga de trabalho e realizam plantões exaustivos. “Nosso receio é que isso se agrave”, reforça.

“Estamos aqui para somar forças e esforços para que tenhamos uma brevidade nisso. É preciso chegar em soluções que atendam os profissionais de enfermagem e à população”, disse o conselheiro do Coren-CE, Dr. Alexsandro Alencar.

Acompanhando a comitiva estiveram ainda as fiscais do Coren-CE, Dra. Cleyre Cidrack, a Dra. Adna Araújo, a Técnica Ministerial do Ministério Público do Ceará, Tâmara Norões, a representante do Conselho Estadual de Saúde (Cesau), Dra. Regina Claudia e o Conselho Municipal de Saúde, Aila Marques.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...