Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-CE empossa Comissão de Ética de Enfermagem da MEAC


10.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) recebeu, nesta sexta-feira (10/10), as profissionais da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) para a solenidade de posse da nova Comissão de Ética de Enfermagem, realizada no plenário da sede do Conselho, em Fortaleza.

A cerimônia contou com a presença da conselheira federal e deputada federal Ana Paula Brandão, da conselheira diretora do Coren-CE, Sandra Valesca, e da coordenadora do Departamento de Processos Éticos (DPE), Edna Pontes. Também participaram o conselheiro Ricardo Costa e a chefe de Fiscalização do Coren-CE, Marylin Rabelo, além das representantes da MEAC: Lívia de Paulo Pereira (Chefe da Unidade de Apoio à Gestão de Enfermagem), Danila Paula Carneiro de Oliveira Novais (Chefe da Unidade de Ambulatório) e Luciana Maria de Oliveira Nascimento (Chefe do Bloco Cirúrgico).

Durante o momento de acolhida, a conselheira diretora Sandra Valesca destacou a alegria em receber o grupo no plenário do Conselho e relembrou sua trajetória profissional na instituição.

“É uma alegria recebê-las aqui no Coren Ceará. Fui estagiária na MEAC e foi lá que aprendi a trabalhar com neonatologia, área onde atuo até hoje. Toda a minha base profissional foi construída naquela maternidade. Por isso, desejo sucesso a todas e reforço: contem conosco no que precisarem. Parabéns por aceitarem esse desafio tão importante para o Coren, para a instituição e para a Enfermagem como um todo”, afirmou.

A conselheira federal Ana Paula Brandão também compartilhou sua relação afetiva com a maternidade.

“É uma honra participar da posse dessa Comissão de Ética. Tenho um carinho especial pela MEAC, pois foi lá que tive minha filha. Sou muito grata por todo o acolhimento da equipe de Enfermagem. Esse compromisso de vocês fortalece ainda mais a credibilidade e o cuidado que a instituição representa”, ressaltou.

Em seguida, a coordenadora do DPE, Edna Pontes, enfatizou o papel técnico e científico da Enfermagem e a importância das Comissões como elo de fortalecimento profissional.

“A Enfermagem é ciência e tem plena competência para conduzir processos éticos e reflexivos. Contamos com a colaboração de cada uma de vocês que tomam posse hoje para serem multiplicadoras desse conhecimento e promoverem um ambiente de trabalho ético e humanizado”, pontuou.

Composição da Comissão de Ética – Gestão 2025–2028 (MEAC/UFC)
• Presidente: Dra. Rosy Denyse Pinheiro de Oliveira
• Secretária: Dra. Maria do Carmo de Oliveira Cito
• Membros Titulares:
• Dra. Alessandra Cavaignac Machado
• Sra. Edilma Daniel de Lima Sampaio
• Sra. Luana Barbosa da Silva

Sobre o papel das Comissões de Ética

As Comissões de Ética de Enfermagem representam instâncias fundamentais para a valorização do exercício profissional ético. Sua atuação educativa, consultiva e conciliatória fortalece a vigilância ética e disciplinar, promove a conscientização acerca dos deveres legais e morais e contribui para a mediação e resolução de conflitos éticos no ambiente de trabalho.

O Departamento de Processos Éticos (DPE) do Coren-CE, em consonância com o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, reafirma seu compromisso em apoiar, acompanhar e fortalecer as Comissões de Ética de Enfermagem em todo o Estado, como instrumentos de promoção da ética, do diálogo e do aperfeiçoamento profissional.

Fonte: ASCOM CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...