Após força-tarefa provocada pelo Coren-CE, MPCE recomenda contratação de profissionais de enfermagem no IJF


17.01.2024

Desde 2017, o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) acompanha de perto o trabalho dos profissionais de enfermagem do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Ao longo desses anos, após três forças-tarefas e inúmeras fiscalizações, a Prefeitura de Fortaleza, responsável pelo Hospital, realizou dois concursos públicos e uma seleção temporária para a época da pandemia.

“Essa quantidade ainda não foi suficiente, pois houve a ampliação da estrutura física do IJF. Além disso, ele é um hospital de emergência referência em trauma no nordeste”, explica a coordenadora de Fiscalização do Coren-CE, Dra. Marylin Rabelo. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira, 16, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza e do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), hoje, o IJF ainda conta com um déficit de 128 enfermeiros e 235 técnicos de enfermagem, sem contabilizar afastamentos por orientação médica, ausências e aposentadorias.

Durante a última fiscalização, realizada em novembro, o Coren-CE ressaltou que a convocação de profissionais aprovados no último concurso não foi suficiente para cobrir a necessidade de enfermeiros e técnicos de enfermagem que o IJF possui. “Os pagamentos de plantões extras e suplementações de carga horária não têm sido atrativos para os profissionais de enfermagem, que precisam ter interesse em aderir a esses instrumentos”, disse a assessora da presidência, Dra. Ana Paula Lemos.

Devido a essas condições, o MPCE recomendou que a Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria de Saúde do Município e a Superintendência do Instituto Doutor José Frota apresentem, em até 20 dias, um plano de ação para solucionar a carência de equipes de enfermagem na unidade hospitalar. Conforme o MPCE, a Prefeitura deverá apresentar cronograma para suprir a carência dos profissionais com ações a serem desenvolvidas em curto (três meses), médio (seis meses) e longo prazo (um ano e seis meses).

 

Leia a matéria:

Coren-CE realiza força-tarefa de fiscalização no IJF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...