Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-CE identifica falhas estruturais em postos de Enfermagem do Hospital da Criança de Fortaleza


20.08.2025

A Enfermagem é a maior força de trabalho nos locais de saúde. Em Fortaleza, o quadro não é diferente. O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) vem intensificando as fiscalizações, diante do aumento significativo de denúncias registradas no canal de Ouvidoria do Regional.

Nesta terça-feira (19), as conselheiras Stela Mara e Edna Pontes estiveram no Hospital da Criança de Fortaleza para verificar denúncias relacionadas ao repouso e às condições de insalubridade nos postos de Enfermagem e internações.

Durante a fiscalização, foram constatadas falhas estruturais que comprometem tanto o bem-estar dos profissionais quanto a qualidade da assistência. O posto de Enfermagem da internação apresentava ar-condicionado quebrado, levando a equipe a recorrer a ventiladores improvisados.

“Encontramos um ambiente que não oferece condições adequadas de trabalho seguro para a Enfermagem. Isso é inadmissível em um hospital infantil, onde a fragilidade dos pacientes exige ainda mais cuidado”, destacou a conselheira Stela Mara.

As condições dos repousos também foram avaliadas: além de colchões danificados, com rasgos e fissuras que comprometem a higiene. O descanso digno da Enfermagem é garantir pela Lei nº 14.602/2023, que torna obrigatório que instituições de saúde, públicas e privadas, ofereçam locais adequados para o descanso dos profissionais de enfermagem durante os plantões. Essa lei visa garantir condições apropriadas para repouso, incluindo mobiliário adequado, instalações sanitárias e conforto térmico e acústico. 

A conselheira Edna Pontes ressaltou a necessidade de providências imediatas: “Os profissionais não podem ser submetidos a condições precárias de trabalho. Vamos notificar a administração do hospital e cobrar as adequações necessárias, porque garantir a saúde da Enfermagem também significa proteger a população que depende dela”.

A administração do Hospital da Criança, sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, será oficialmente notificada pelo Coren-CE para a adoção das medidas corretivas.

Fonte: ASCOM CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850

protocolo@coren-ce.org.br


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...