Não toleraremos nenhum tipo de violência contra profissionais de enfermagem


20.01.2025

O Coren Ceará manifesta sua total solidariedade à técnica de enfermagem vítima de violência em Morrinhos, Goiás, e ao Coren-GO, que tem prestado todo o apoio necessário à profissional neste momento tão delicado.

No episódio ocorrido neste domingo (19), a técnica foi feita refém por um paciente em surto psicótico dentro de um hospital, evidenciando a grave vulnerabilidade enfrentada pelos trabalhadores da saúde no Brasil. Não toleraremos nenhum tipo de violência contra os profissionais de enfermagem, que diariamente exercem seu papel com dedicação e coragem, mesmo diante de condições adversas.

Este caso também reforça a urgência de medidas voltadas ao cuidado com a saúde mental e à gestão de emergências psiquiátricas. É imprescindível que as instituições de saúde estejam preparadas para lidar com situações de surto psicótico, garantindo não apenas a segurança dos trabalhadores, mas também o acolhimento e tratamento adequado aos pacientes em sofrimento mental.

“Exigimos políticas efetivas de proteção aos profissionais de enfermagem e o reconhecimento do trabalho essencial que desempenham. É inadmissível que a violência seja parte de sua rotina de trabalho”, destaca a presidente do Coren Ceará.

Reafirmamos nosso compromisso com a luta por segurança, respeito e valorização da enfermagem. Proteger quem cuida é fundamental para assegurar um sistema de saúde mais humano e eficaz, especialmente diante de desafios como as emergências psiquiátricas, que demandam preparo, recursos e atenção de toda a sociedade.

Coren Ceará

Fonte: Ascom Coren/CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Ceará

Rua Coronel Jucá, 294 - Meireles - Fortaleza/CE

(85) 3105-7850


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Entrega de senhas até às 16h

Loading...