Coren fiscaliza lotação em UTIs no hospital Albert Sabin
08.05.2024
O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) esteve fiscalizando o Hospital Albert Sabin nesta quarta-feira, 8 de maio. Os conselheiros Ricardo Costa e Stela Mara estiveram junto com a fiscal do Coren, Dra Cleyre Cidrack averiguando as denúncias recebidas pela diretoria do conselho.
A denúncia relata o subdimensionado dos profissionais de enfermagem nas UTIs. O Coren-CE segue o Parecer Normativo Nº 1/2024/COFEN que altera o dimensionamento a fim de otimizar o cálculo da quantidade de profissionais de enfermagem de acordo com as demandas e o grau de gravidade dos pacientes.
Ainda segundo a norma, o número de enfermeiros e técnicos nos setores do hospital devem garantir ainda um índice de segurança técnica para evitar o desfalque no planejamento.
De acordo com a Dra Stela Mara, “O objetivo do planejamento é garantir a segurança do paciente e evitar a sobrecarga dos profissionais de enfermagem”. Os fiscais visitaram os postos de enfermagem e conversaram com os profissionais de plantão.
O Coren-CE reforça que entregou a direção do hospital, o Termo de Fiscalização referente às denúncias. A direção terá um prazo de 15 dias para apresentar o planejamento das equipes de enfermagem do Hospital. É o Coren Ceará fortalecendo a enfermagem.